Bons Sons, Viver a Aldeia

01-06-2023

Cem Soldos é uma "Aldeia com Graça"… Convido-o a descobrir o Festival Bons Sons, um verdadeiro projeto de desenvolvimento comunitário, de cariz intergeracional, que colocou no mapa dos festivaleiros uma pequena aldeia do concelho de Tomar. 

Cem Soldos é uma aldeia no centro de Portugal, concelho de Tomar (freguesia da Madalena, Beselga). Contam-se pouco mais de mil habitantes. Um lugar rural. Terra de "boa gente", com espírito comunitário e alma desassossegada, capaz de assumir responsabilidades de governança no desenvolvimento da própria aldeia, com projetos múltiplos, essencialmente sob a chancela do Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS). 

"Fundado em 1981, o SCOCS é a associação local que tem por missão promover o bem-estar social, cultural, desportivo e recreativo da população, privilegiando o desenvolvimento mútuo da Associação e da Comunidade nestas vertentes. Desde então, tem assegurado a criação de uma dinâmica social excecional, sendo responsável pelo envolvimento comunitário, formação e empreendedorismo de muitos jovens de Cem Soldos, cujo resultado mais mediático é o Festival Bons Sons, que se tornou conhecido a nível nacional" (Rede Cultura 2027, Leiria).

O Festival Bons Sons emerge em 2006, pensado por um grupo de jovens de Cem Soldos, que acabaria por concretizar o projeto, integrando-o na atividade do SCOCS, com o objetivo de divulgar a música portuguesa. No entanto, com o passar dos anos, ao longo das suas várias edições, aquele evento viria a mostrar-se, mais do que um mero festival de música, um verdadeiro projeto de desenvolvimento comunitário participativo, envolvendo na sua organização uma aldeia inteira e centenas de voluntários de todas as idades. Um genuíno encontro de gerações, numa lógica de empoderamento da comunidade e de fortalecimento do sentimento de pertença em relação à aldeia e às suas raízes geográficas e familiares. A construção e propagação da identidade coletiva local.

"O sentimento de pertença e a responsabilidade sentida pela comunidade têm sido crescentes desde o surgimento da Associação [SCOCS]. Facto que levou a um interesse intergeracional pela intervenção da população na aldeia. Os objetivos concentram-se fundamentalmente em aliar a partilha do saber-fazer às tradições e modos de vida locais, em que todos contribuem e em simultâneo beneficiam do desenvolvimento do seu espaço rural. Estas são as premissas que têm promovido a sustentabilidade do projeto de Cem Soldos. Assim, a associação assume-se como um elemento unificador entre várias gerações na aldeia e fator de identidade coletiva" (Ribeiro, Sofia; Universidade de Lisboa; 2020)

"Viver a Aldeia". É este o mote de um festival que convida o público a disfrutar, habitualmente durante o mês de agosto, de quatro dias de boa e diversificada música portuguesa, dos sabores típicos da região e a conhecer as tradições e as gentes de Cem Soldos, num ambiente em que a ruralidade da terra se cruza naturalmente com a urbanidade trazida pelos que chegam, dando espaço à diversidade cultural e social.

Durante os quatro dias de Festival, a aldeia de Cem Soldos é "habitada" por mais de 30 mil pessoas, oriundas de várias regiões do país e do mundo. 


Caracterização do Projeto - BONS SONS, VIVER A ALDEIA


Localização: Cem Soldos, Tomar 

Periodicidade: Anual (desde 2015)

Promotor: Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS)  


Problemática:

- Baixa densidade populacional;

- População envelhecida;

- Desertificação progressiva;

- Desconhecimento e escassa promoção da música portuguesa emergente;

Objetivos:

- Divulgar a música portuguesa;
- Reconciliar o público com a música que se faz em Portugal; 
- Abrir o campo à contemporaneidade;
- Dinamizar a aldeia de Cem Soldos; 
- Unir gerações;
- Capacitar as gentes da aldeia;

Planificação

Durante quatro dias, o FESTIVAL toma conta de Cem Soldos com sons diversos distribuídos por 8 palcos integrados na aldeia, uma feira de artesãos, exposições de arte e arquitetura, área de restauração e inúmeras outras atividades que animam ruas, praças e largos.

Como se faz um Festival numa aldeia?

Impactos:

- Visibilidade nacional e internacional;
- Desenvolvimento do espírito comunitário e de entreajuda;
- Empoderamento da população;
- Crescimento e rejuvenescimento da população;
 - Requalificação do casario;
- Reforço dos laços intergeracionais;

Bons Sons, uma aldeia em Manifesto


"Um festival e uma aldeia que existem e que querem existir pela contemporaneidade no campo, por uma plataforma cultural, pelo planeamento do território, pela cidadania participativa, pelo envelhecimento ativo, pelo ensino em comunidade, por projetos de território, por uma ação sustentável, pela criação de espaço público e pela cultura popular" (bonssons.pt/i/2019)

Em 2019, o Festival Bons Sons comemorou 10 edições e 13 anos de existência com a apresentação de um MANIFESTO com 10 pontos que definem a missão e a realidade da aldeia de Cem Soldos e do Festival Bons Sons. 


 1. PELA CONTEMPORANEIDADE NO CAMPO VIVEMOS A ALDEIA DE HOJE

2. POR UMA PLATAFORMA CULTURALSOMOS O ENCONTRO

3. PELO PLANEAMENTO DO TERRITÓRIOTEMOS IDEIAS

4. PELA CIDADANIA PARTICIPATIVAFAZER É O NOSSO PODER

5. PELO ENVELHECIMENTO ATIVOSOMOS UM IMENSO LAR

6. PELO ENSINO EM COMUNIDADE CRESCEMOS COM A ALDEIA

7. POR PROJETOS DE TERRITÓRIOINVESTIMOS NAS PESSOAS

8. POR UMA AÇÃO SUSTENTÁVELNÃO FICAMOS PLANTADOS

9. PELA CRIAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICOHABITAMOS A RUA

10. PELA CULTURA POPULARA CULTURA SEM DONO

https://www.bonssons.pt/i/2019/PR-BS-20190311.html


BONS SONS 2022 - O regresso pós pandemia

REPORTAGEM MEDIOTEJO.NET


Em 2023 o BONS SONS não vai realizar-se porque o recinto principal do FESTIVAL (Largo do Rossio e Centro de Cem Soldos) está a sofrer obras de requalificação:

https://rr.sapo.pt/noticia/vida/2023/01/19/festival-bons-sons-diz-ate-ja-proxima-edicao-so-em-2024/316602/

© 2023 Aldeias com Graça. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora